segunda-feira, 14 de outubro de 2013

E não é que é verdade?


Sabem todos aqueles mitos do tempo das nossas bisavós relacionados com a menstruação? Mitos esses que ainda estão em uso na cabeça de muita gente que me parecem absurdos. É que desde pequena que ouço a minha avó a proibir-me de comer frutas com caroço, de lavar a cabeça, de comer gelados ou beber bebidas muito frias e muito mais coisas. É claro que eu nunca segui nenhuma destas "regras" que me eram impostas durante uma semana de cada mês, achava-as todas sem fundamentos. 
Mas uma que me irritava profundamente era aquela que dizia que não podia fazer bolos porque o bolo não ía crescer ou não ía cozer. E não é que hoje descobri numa aula que é verdade? Não vou aprofundar muito, só digo que tem a ver com factores hormonais. Mas acho que vou deixar de fazer bolos nesse período.

5 comentários:

A. M. disse...

sempre pensei que fosse um mito :p

Mariana disse...

Também nunca liguei a nada disso! Mas fiquei surpreendida por esse ser verdade, tenho que procurar mais informação sobre isso :)

Romanov disse...

A minha mae tambem diz o mesmo! E nunca acreditei! Mas fiquei curiosa por dizeres que é verdade!

Amy ☮ disse...

É VERDADE? A SÉRIO? tem a ver com fatores hormonais? que estranho... :s

r: mesmo! e medo de pensar que se vai ficar para sempre em cinzas ou para sempre dentro de um caixão :s
que venha esse, então! x)
mas fazem-te pedidos? :o
eu não me lembro de ninguém balança a não ser mesmo esse que andou comigo na primária x) o leo é gémeos! :)
a mafalda não cantou fado, cantou "if i ain't got you", tonta x)

JS disse...

Acredito que tenha algum fundamento. Tem a ver com o fermento. Sempre ouvi dizer que há pessoas que não podem fazer queijo, por terem a mão demasiado quente.
Também fiquei a saber há uns anos que as trovoadas na época em que o vinho está a fermentar, podem azedar o vinho. Certamente um fenómeno relacionado com a eletricidade estática.
A sabedoria popular não anda assim tão afastada da realidade. O facto de tomar banho, ou lavar a cabeça após as refeições, não é um mito. É só uma realidade mal explicada. Os avós não sabiam que se a água estiver à temperatura do corpo (ou próxima), não há qualquer problema. O problema está no choque térmico e não podemos esquecer que os nossos avós não tinham esquentador, nem casas com condições de isolamento. Tomar banho naquele tempo, era uma tortura (e uma raridade eheheh).
Isto ficou enooorme!!! xD