domingo, 5 de janeiro de 2014

Isto vai dar confusão


Ainda não tinha falado aqui acerca do novo código da estrada mas é algo que me continua meio atravessado. 
A lei que dá prioridade às bicicletas, acho-a ridícula. Achei desde que ouvi falar nela e ainda fiquei a achar mais quando o meu pai me contou que há uns dias atrás viu dois ciclistas a exercerem o direito deles, ocupando o seu lugar na estrada. Iam os dois lado a lado a conversar, não podiam ser ultrapassados por ninguém apesar de irem extremamente devagar por ter uma linha contínua , e atrás levavam uma enorme fila de carros.
Mas a que me intriga mais ainda é a das rotundas. Eu já sei que supostamente o que está agora em lei já devia ser praticado desde sempre, que fazer assim as rotundas evitava muitos acidentes e isso tudo. Mas então, porque é que há meio ano atrás me disseram que se não fizesse sempre as rotundas por fora não passava no exame de condução? E não me devem ter dito só a mim porque há muita gente a fazer como eu. Ainda hoje quando cheguei à minha cidade académica e passei à rotunda que mais confusão de carros costuma ter, andavam todos a 20km/h. Não sei se era por causa da chuva, podia até ter influência, mas lembrei-me logo da nova lei.
E vocês o que acham disto tudo? Concordam?

6 comentários:

Elena disse...

O das bicicletas estou como tu! Acho ridiculo e irrita-me profundamente os "ciclistas de domingo" que mais parecem gozar com a nossa cara. Quanto á das rotundas, tb aprendi assim nas aulas de condução portanto, não me afligue.

Mara disse...

quanto às bicicletas estou contigo, nas rotundas já aprendi assim (tirando que a 2ª saída também era por fora..)

Hibiscus disse...

Isso que te disseram é estranho. Os meus amigos que tiraram todos a carta neste últimos 3 anos aprenderam todos a ir por dentro e só passavam para a direita quando fossem sair. Eu também aprendi assim e a lei ainda não estava aprovada :s

Eu concordo com a lei das rotundas, já vi muito acidentes por causa da circulação que a meu ver era desorganizada. Quando às bicicletas acho que vai ser um perigo mas pronto :)

Jota Esse disse...

Eu falei nisto AQUI, porque não encontro nada de novo em relação às rotundas (a não ser as multas).
Quanto aos ciclistas, a maior aberração é terem os mesmos direitos e não terem os mesmo deveres.
Se bateres num ciclista e fores culpada, o teu seguro paga ao ciclista.
Se o ciclista te amolgar a chapa, vais receber ao tota, porque o gajo não é obrigado a ter seguro.
Quanto à lei de poderem andar lado a lado, vai acabar por servir de "abrolhos" a muitos, quando os aceleras começarem a ficar fartos deles e começarem a atirá-los para a valeta. Depois os gajos que se levantem e vão perseguir o carro para lhe sacar a matrícula. eheheh
Isto são leis feitas por burgessos que passam os dias nos gabinetes e à noite vão para casa de carro com motorista. xD

Mariana disse...

Eu concordo com a nova lei das rotundas, acho-a mesmo simples :p quanto aos ciclistas, só não concordo com essa questão de se poder andar lado a lado. De resto, e sendo eu de família de ciclistas profissionais mas que treinam na estrada, tenho consciência de que algumas destas leis é uma mais valia para a sua segurança. Mas também concordo com parte do comentário do Jota Esse, tendo em conta que a bicicleta é um meio de transporte, se adquirem os mesmos direitos que os automobilistas, deveriam adquirir também os mesmos deveres. Sei que pode ser um exagero mas, penso até que carta de bicicleta não seria nada mau pensado.

Amy ☮ disse...

eu não entendo nada de carros, de condução e coisas assim mas já ouvi várias vezes cá em casa a falarem disso. quanto as ciclistas, acho que também deve haver um bocado de cabeça por parte destes (e já agora, que construam uma "estrada" própria para os ciclistas). quanto à lei das rotundas, estou para ver como é que se faz em certas rotundas de lisboa que têm 5 faixas e todas elas andam sempre ocupadas mas... x)

r: mas não se gasta tanta luz, a lavar à mão despacha-se :p
ou contratas uma ama ahahah
tu e as videntes, mulher x)