terça-feira, 29 de abril de 2014

Enterro da gata, que já não vai ser enterro



Ainda não me tinha pronunciado a este respeito, não só por ainda ser um assunto que gera muita discórdia, mas também porque a probabilidade de me acharem insensível era alta.
Mas hoje vejo no público algo como "A onda de solidariedade em torno da morte de três estudantes da Universidade do Minho (UM) não tocou todos os colegas da instituição. Pelo menos 2000 pessoas querem que a Associação Académica mantenha os festejos do Enterro da Gata, a Queima das Fitas minhota, que tinham início marcado para o próximo dia 9 e cuja realização foi cancelada na sequência do acidente da semana passada.", e não gostei. 
O facto de eu ser contra o cancelamento do enterro não significa que a morte dos meus 3 colegas não me tenha tocado, porque tocou. Mas a verdade é que eu não os conhecia, não posso dizer que me tenha afetado diretamente como se fosse familiar ou amiga de algum deles. E a Universidade do Minho tem 19 000 alunos, não acredito que haja 17 000 alunos sem espírito académico até ao final do ano. Nem  acredito que essas 17 000 pessoas não saiam à noite na semana do enterro da gata.
Eu até nem sou muito "festivaleira", mas achei uma decisão precipitada e injusta. Principalmente para os caloiros e para os finalistas que nem direito a desfile vão ter.

5 comentários:

JS disse...

Pois... não é por vestir de preto até ao fim da vida que a viúva mostra mais respeito pelo defunto. :|

Kiara disse...

Eu acredito, sinceramente, que isto não foi mais do que politica a funcionar... fica-lhes bem, pronto! Felizmente, estão a ponderar fazer o cortejo na mesma, menos mal... e quem não vai ao enterro, vai às queimas dos arredores, basta quererem e terem dinheiro para isso.
r: obrigada :b

Aricia disse...

Fico muito triste que já não haja Enterro da Gata. Logo este ano quando estava mesmo a pensar em ir.

F. disse...

Sinceramente , se o mundo parasse cada vez que acontece uma situação destas não havia nada , nada avançava , pelo que eu sou contra , mostrariam o vosso respeito com um minuto de silêncio e quem quisesse ir ia , que não , não ia .
r: Exactamente !

Amy ☮ disse...

r: tu vais ser a minha fã nº 1 em tudo, aaminah xD quando a professora me devolver a composição, eu deixo alguns excertos :)